Fevereiro Roxo:
Fevereiro Roxo é uma campanha de conscientização à população, sobre o Lúpus e a Fibromialgia, doenças silenciosas e muito dolorosas. Por isso, conversamos com o Dr. Fernando Gonçalves dos Santos, Reumatologista credenciado Medical, que explicou sobre essas doenças, suas características, sintomas e o que existe em comum entre elas. Continue a leitura para saber mais.
A Campanha de Conscientização Fevereiro Roxo
O mês de fevereiro traz uma campanha importante para o cuidado da saúde, Fevereiro Roxo, que envolve doenças crônicas, o Lúpus e a Fibromialgia, muitas vezes difíceis de serem diagnosticadas ou simplesmente por seus sintomas serem confundidos com outras doenças. O Lúpus e a Fibromialgia, são inclusive confundidos um com o outro, devido a sintomas semelhantes.
O objetivo da campanha é informar e conscientizar a população sobre como encarar essas doenças, incentivar o diagnóstico, tratamento adequado e reforçar a importância do cuidado para a qualidade de vida das pessoas.
O que é o Lúpus?
O Lúpus é uma doença sistêmica, chamada de autoimune, onde o próprio organismo da pessoa produz anticorpos, que servem para combater agentes externos, mas acabam combatendo estruturas próprias do organismo. A doença faz com que o sistema imunológico ataque os próprios tecidos saudáveis, como os músculos, os tendões, as cartilagens, as proteínas de revestimento, do coração, dos rins e dos pulmões.
É uma doença reumática, que afeta principalmente mulheres entre 20 e 45 anos, podendo causar dores nas articulações, músculos e outras partes do corpo. Pode ser desencadeada por fatores, como genética, hormônios e hábitos de vida.
Inclusive pacientes com Lúpus devem evitar a exposição ao sol, pois pode causar manchas na pele, principalmente nas áreas expostas, com surgimento de lesões, além de desencadear reações inflamatórias, que afetam a pele, articulações, cérebro e rins. A luz ultravioleta pode agravar a doença.
Existem 4 tipos de Lúpus, o sistêmico, o discoide, o neonatal e o induzido por medicamentos. O mais comum é o Lúpus sistêmico, no qual a inflamação acontece em todo o organismo, podendo comprometer vários órgãos ou sistemas.
O tratamento deve ser individualizado, pois depende da manifestação em cada pessoa e o diagnóstico deve ser feito por um médico com base nas alterações clínicas e laboratoriais.
Principais Sintomas do Lúpus
Existem alguns sinais que podem indicar o Lúpus, seus sintomas aparecem e desaparecem, denominando quando a doença está ativa, mas os principais sintomas são:
- Lesões na pele, principalmente no rosto, no dorso do nariz, na nuca e/ou no coro cabeludo
- Dor e inchaço, principalmente nas articulações das mãos
- Febre sem ter infecção
- Emagrecimento
- Fraqueza e fadiga
- Dor no peito ao respirar fundo
- Dor de cabeça
- Sensibilidade à luz do sol
- Feridas na boca
- Desconforto geral, ansiedade, mal-estar
O que é a Fibromialgia?
A Fibromialgia é uma síndrome clínica, com diversos sinais e sintomas, afetando principalmente a musculatura, sendo o sintoma predominante a dor, uma dor forte e limitante, que se espalha por todo o corpo.
Essa doença provoca dor crônica, sendo mais comum em mulheres de 20 e 50 anos de idade. E segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, afeta cerca de 2% a 3% da população brasileira, ocorrendo também em homens, mas com maior incidência em mulheres.
Ela inclusive, pode aparecer em pessoas que apresentem outras doenças reumáticas, como a Artrite Reumatoide e o Lúpus sistêmico, o que acaba dificultando a melhora. Há o fato, de que algumas pessoas têm predisposição genética para desenvolver a Fibromialgia, mas isso não é determinante. Essa doença pode ocorrer em consequência de infecções, fatores cognitivos, também devido às questões emocionais, como casos de traumas, depressão e estresse.
A Fibromialgia não é uma doença autoimune, é uma doença crônica e complexa, que exige abordagem de um tratamento multidisciplinar, que pode apresentar características clínicas diferentes em cada pessoa.
O diagnóstico para a doença é clínico, com avaliação médica durante consulta, em que o profissional pode identificar, por exame físico, a sensibilidade pronunciada em pontos específicos dos músculos, que são conhecidos como pontos dolorosos.
Não existem exames específicos para identificar essa condição, ou seja, o diagnóstico é através de processo clínico mesmo, baseado nos sintomas e observados pelo médico durante a consulta. Podem ser solicitados exames complementares para descartar condições semelhantes ou mesmo identificar problemas adicionais.
Principais sintomas da Fibromialgia
Os sintomas da Fibromialgia geralmente são somáticos, sendo os principais:
- Dor generalizada
- Fadiga persistente
- Enxaqueca
- Mau humor
- Rigidez muscular
- Distúrbio do sono reparador e profundo, em que a pessoa acorda cansada
- Sensação de formigamento nas mãos e pés
- Dificuldades cognitivas, como de memória e de se concentrar
- Ansiedade e/ou depressão, podem estar associados
- Síndrome do intestino irritável, comum em pessoas com Fibromialgia
O que o Lúpus e a Fibromialgia têm em comum?
O Lúpus e a Fibromialgia têm em comum a apresentação clínica de dor, muitas vezes dor articular, chamada Artralgia, uma dor difusa em todas as articulações, espalhadas por todo o corpo.
Outra característica entre essas doenças, é a pessoa já acordar com dor, cansada, com aquela sensação de como se tivesse sido “atropelada por caminhão”. Por isso as duas às vezes são confundidas uma com a outra e por isso a avaliação médica é indispensável.
A importância da informação e Acompanhamento Médico
É importante frisar que a Fibromialgia pode ser controlada e o Lúpus também, por isso o quanto antes descobertas, com tratamento e cuidados adequados, mais qualidade de vida a pessoa terá. Isto é, a informação ajuda no bem-estar e com acompanhamento médico, diagnóstico e indicação de tratamento ideal, personalizado, será mais fácil os cuidados e ter melhores resultados.
Ainda não há cura para ambas, mas com tratamento, ajuda de medicamentos e outras indicações, é possível uma melhora considerável. No caso da Fibromialgia, o exercício físico é fundamental, fazendo parte do tratamento, ajudando no fortalecimento muscular, principalmente em atividades aeróbicas.
Assim também é para casos de Lúpus, também há ajuda por medicamentos e os exercícios físicos ajudam a manter as articulações flexíveis, além disso é importante manter o uso do protetor solar sempre. Ou seja, é fundamental levar uma vida com hábitos saudáveis, diante dessas duas doenças e sempre visitar o médico para realizar avaliações.
Então em caso de percepção de dores pelo corpo todo, dores musculares, articulares, principalmente se já ao acordar e se levantar, já sentindo dores, pode ser sinal de Fibromialgia. Ou em caso de as dores piorarem e até aparecerem também sintomas na pele, como manchas, lesões e feridas, e até haver piora com exposição ao sol, pode ser a manifestação do Lúpus.
Diante disso, é necessário procurar um médico, para fazer uma avaliação e de preferência com um especialista, um Reumatologista. Se você ou alguém que você conhece, está sentindo esses sintomas, não hesite em procurar ajuda médica.
A Medical dá acesso a vários especialistas, garantindo todo suporte necessário para o cuidado da sua saúde. Clique aqui e saiba como fazer seu Convênio Medical.
Dr. Fernando Gonçalves dos Santos
Reumatologista
CRM - 123724