
Janeiro Roxo: Conscientização e Combate à Hanseníase
O Janeiro Roxo é uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a hanseníase, uma doença crônica perigosa. Por isso, conversamos com a Dra. Geovanna Scanferla, dermatologista credenciada Medical, que explicou mais sobre essa doença, seus sintomas e riscos. Continue a leitura para saber mais.
A campanha de conscientização Janeiro Roxo
O mês de janeiro foi oficializado para esta campanha pelo Ministério da Saúde em 2016. A principal meta da iniciativa é alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da hanseníase. Através dele é possivel prevenir sequelas graves, garantindo um tratamento muito mais eficaz.
O que é a hanseníase?
A Dra. Geovanna explica que a hanseníase é uma doença infecciosa crônica, causada pela Mycobacterium leprae, uma bactéria que afeta principalmente a pele e os nervos periféricos. Apesar de ter tratamento e cura, essa doença ainda é rodeada por desinformação, estigma e preconceito, o que em muitos casos atrasa diagnósticos, podendo levar a complicações neurológicas e motoras permanentes.
Quais são os principais sintomas da hanseníase?
Os sintomas da hanseníase podem variar, mas de acordo com a Dra. Geovanna, os mais comuns são:
- Manchas na pele;
- Perda da sensibilidade;
- Perda de força nos músculos das mãos e dos pés.
Por isso, caso perceba qualquer um desses sintomas, é fundamental buscar ajuda especializada de um dermatologista ou neurologista para avaliação e diagnóstico correto.
Precisamos quebrar o preconceito
A Dra. Geovanna Scanferla reforça que um dos grandes desafios no combate à hanseníase é o estigma que a doença carrega. Muitas pessoas deixam de procurar ajuda por medo do preconceito, o que leva ao avanço da doença e ao aumento do risco de complicações graves e até mesmo permanentes.
A campanha Janeiro Roxo foi criada justamente para tentar diminuir e acabar com esse tabu, incentivando amplamente o diagnóstico e o tratamento precoce, para que as pessoas que forem infectadas possam viver com mais saúde e qualidade de vida.
Tratamento gratuito
A boa notícia é que a hanseníase tem tratamento e pode ser curada! O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para todos os pacientes diagnosticados, com medicamentos que impedem a progressão da doença e ajudam a evitar sequelas. Lembrando que quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores e maiores são as chances de recuperação sem complicações.
A importância do acompanhamento médico
Ao perceber qualquer tipo de sintomas relacionados à hanseníase, não demore em procurar ajuda. O acompanhamento com um especialista é essencial para a obtenção de um diagnóstico preciso e início do tratamento adequado.
Quem conta com o Convênio Medical tem acesso ao maior catálogo de médicos de Araçatuba e região, incluindo dermatologistas, neurologistas e laboratórios para a realização de exames. Clique aqui para saber mais e fazer o seu.
Dra. Geovanna Scanferla
Dermatologista
CRM 192639