Março Lilás
Uma campanha de conscientização e prevenção do Câncer de Colo do Útero
O Câncer de Colo do Útero é uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil, por isso a campanha de conscientização Março Lilás foi criada. Continue e leitura para saber mais sobre essa doença, formas de prevenção, sintomas e a importância da campanha Março Lilás.
Março Lilás e a importância da conscientização
Em março, é celebrado o dia Internacional da Mulher, uma data criada para exaltar todas as suas conquistas ao longo da história, por isso também é uma boa oportunidade de conscientizar sobre a saúde feminina, especialmente em relação ao Câncer de Colo do Útero, também chamado de Câncer Cervical.
No Brasil, esse câncer é o terceiro mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do Câncer de Mama e Colorretal, além disso é a quarta principal causa da morte de mulheres.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que entre os anos de 2023 e 2025, o Brasil registre aproximadamente 17.010 novos casos de Câncer de Colo do Útero, o que representa um risco estimado de 13,25 casos para cada 100.000 mulheres.
Por isso isso, o Ministério da Saúde criou a campanha Março Lilás, com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce, assim como da prevenção e dos cuidados para reduzir o número de casos e mortes decorrentes dessa doença.
O que é e como surge o Câncer de Colo do Útero?
O Câncer de Colo do Útero, também conhecido como Câncer Cervical, é um tumor maligno que se forma na parte inferior do útero, chamada “colo”, que fica no fundo da vagina.
Sua principal causa é a infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), um vírus transmitido sexualmente. Embora a infecção pelo HPV seja muito comum e a maioria das pessoas consiga eliminá-la facilmente, em algumas mulheres o vírus pode persistir e causar alterações celulares no colo do útero, que por sua vez, podem evoluir para o câncer.
Além disso, baixa imunidade, maus hábitos de higiene pessoal e tabagismo, também são fatores de risco para o desenvolvimento deste tipo de câncer.
Sintomas do Câncer de Colo do Útero
O Câncer de Colo do Útero é uma doença bastante silenciosa e em estágios iniciais, geralmente não causa sintomas. Porém, alguns sinais que podem surgir com o avanço da doença no organismo são:
• Sangramento fora do período menstrual
• Dor abdominal
• Corrimento vaginal anormal
Esses sintomas também podem estar relacionados a outros problemas de saúde, por isso é fundamental procurar um médico ao perceber qualquer sinal fora do comum.
Métodos de Prevenção do Câncer de Colo do Útero
A principal forma de prevenção do Câncer de Colo do Útero é a vacina contra o HPV, que está disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A vacinação é eficaz na prevenção de até 70% dos casos, além de prevenir 90% das verrugas genitais causadas pelo HPV.
Entretanto, mesmo com a vacinação, é essencial que as mulheres façam regularmente o exame preventivo (Papanicolau), pois através dele é possível detectar lesões precoces, que se tratadas corretamente, podem ser curadas.
Outro método importante de prevenção é o uso do preservativo durante as relações sexuais, que ajuda a reduzir o risco de transmissão do HPV. Embora o uso não garanta 100% de proteção, pois o HPV pode ser transmitido também através de contato íntimo sem penetração, ele é uma forma importante de reduzir o risco de infecção.
A campanha Março Lilás é apenas uma das muitas oportunidades para refletirmos sobre a saúde da mulher e a prevenção de doenças tão graves quanto essa. Por isso, mulheres, lembrem-se: a prevenção é o melhor caminho para a saúde!
Em março, use o lilás, conscientize-se e compartilhe essas informações com outras mulheres, mas além disso, fique atenta o ano todo. Com o Convênio Medical, você cuida da sua saúde sempre, com os melhores médicos e laboratórios, Quer saber mais? Clique aqui e fale conosco.