
Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea – Seja um Doador
De 14 a 21 de dezembro acontece a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. Instituída pela Lei nº 11.930/2009, tem como objetivo incentivar novos doadores, esclarecer as dúvidas da população e ressaltar a importância deste ato. Nós apoiamos e entendemos a importância dessa causa, por isso preparamos esse artigo com informações sobre o tema e orientações sobre como ser um possível doador. Continue a leitura.
O que é medula óssea e quais as suas funções?
A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que se encontra no interior dos ossos. Ela é responsável pela produção das células sanguíneas e são compostas por leucócitos (glóbulos brancos), hemácias (glóbulos vermelhos) e plaquetas. Suas funções são as seguintes:
- Leucócitos: proteger o organismo contra infecções.
- Hemácias: transportar para as células do corpo o oxigênio captado pelo sistema respiratório.
- Plaquetas: relacionadas ao processo de coagulação. Auxiliam no impedimento de hemorragias e sangramentos.
Quem pode ser um doador de medula óssea?
De acordo com os critérios definidos pelo Ministério da Saúde, para ser um doador é necessário:
- Ter entre 18 a 35 anos de idade;
- Apresentar documento oficial de identidade com foto;
- Estar em boas condições de saúde;
- Não ser portador de doença infecciosa transmissível pelo sangue;
- Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
Quer ser um doador? Veja como prosseguir:
Primeiramente procure o Hemocentro de sua cidade. O possível doador fará um cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), assinará um termo de consentimento e preencherá uma ficha com dados pessoais. É necessário um documento oficial com foto.
Após os procedimentos cadastrais, o voluntário realizará uma coleta de 10ml de sangue, que servirá para identificar suas características genéticas e por meio do cruzamento de dados, verificar sua compatibilidade com a dos pacientes que aguardam a doação (teste de histocompatibilidade – HLA). Após um resultado possivelmente compatível e a decisão positiva do doador, outros exames serão realizados.
Como é feita a doação de medula óssea?
Existem dois métodos para coletar a medula:
- Punção: a medula é extraída dos ossos da bacia com o auxílio de uma agulha. O procedimento tem duração de aproximadamente 90 minutos, é feito em centro cirúrgico e sob anestesia (peridural ou geral). O doador deverá ficar internado por 24 horas e após 7 dias estará recomposto para as atividades normais.
- Aférese (punção venosa): Cinco dias antes da realização do procedimento, o doador faz uso de medicação para aumentar o número de células-tronco presentes no sangue. Após esse período, o voluntário estará apto para a doação. Sendo assim, uma máquina colhe o sangue do doador, realiza a separação das células-tronco e retorna ao corpo o que não é necessário ao paciente.
O método de coleta para doação será decidido exclusivamente pelo médico responsável, que avaliará as necessidades tanto do doador quanto do paciente.
Quem pode receber a doação de medula óssea?
É indicada para pacientes com deficiências na produção de células do sangue e sistema imunológico, como por exemplo: leucemias agudas e crônicas, anemia falciforme e imunodeficiências (congênitas, primárias ou secundárias).
Quais são as chances de compatibilidade e por que é importante ser um doador?
A probabilidade de encontrar um doador compatível entre irmãos é de 25%. Na maioria dos casos, os pacientes não encontram um doador na família. A proporção de compatibilidade na população pode chegar a 1 para cada 100.000 habitantes. Além da dificuldade de encontrar um doador compatível, a doação de medula óssea é, em muitas vezes, a única alternativa de cura do paciente.
Este é um ato de solidariedade e esperança a quem precisa. Seja um doador de medula óssea. Faça parte dessa corrente do bem, quanto mais pessoas se tornarem doadores, mais vidas serão salvas. A Medical apoia essa causa!
Você já ajuda compartilhando informação. Envie esse artigo para seus familiares, amigos e conhecidos.
